sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Creme de cenoura e aipo

Quem segue as minhas publicações aqui no Cozinhar sem Lactose já percebeu que eu adoro sopa. Quer dizer, que eu adoro comida de um modo geral. Mas também sopa. Tenho a impressão que passo o meu tempo a fazer sopa, já que faz sempre parte dos meus almoços e jantares, em qualquer estação do ano. É como o chá, aliás. Bebo chá quente no pino do verão (e não, não me chateia nada!).

Gosto das sopas simples e das complicadas, com sabores tradicionais ou sabores exóticos, com ingredientes óbvios e ingredientes inusitados. Esta receita de hoje combina três sabores que para mim são uma associação fantástica - o doce da cenoura, o sabor intenso do aipo e o toque indiano do garam masala.




Ingredientes:

170 g de aipo (folhas e talos)
1400 g de cenoura (cerca de 12)
350 g de abóbora
1 curgete
1 nabo
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de chá de sal grosso
1 colher de chá de garam masala (mistura de especiarias que se encontra em lojas de produtos asiáticos, ou pode ser feita em casa, seguindo por exemplo as instruções do blogue Holy Cow!)


Descascar os legumes e colocá-los numa panela com água suficiente para os cobrir. Se usar a panela de pressão, colocar menor quantidade de água.

Quando os legumes estiverem bem cozidos, triturar com a varinha mágica. Deixar em lume brando para apurar durante 15 minutos.

Retirar do lume, acrescentar o sal e o garam masala e mexer bem.

5 comentários:

  1. Parece maravilhosa, ainda não encontrei a mistura para experimentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mistura pode também ser feita em casa! Já deixei uma receita possível no post.

      Eliminar
  2. Que belo creme e com a adição do garam masala deve ter ficado bem perfumado e delicioso!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Deve ser uma delícia, quase lhe sinto o cheirinho :D

    Beijinhos e tem um bom resto de dia! :D

    ResponderEliminar
  4. Ficou bem cremoso!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...