domingo, 5 de janeiro de 2014

Alho francês com mostarda

Um acompanhamento excelente para peixe grelhado ou, como neste caso, para umas sardinhas enlatadas em molho de tomate, o alho francês cozinhado e apresentado desta maneira faz de certeza sucesso. Uma inspiração vinda do Blue Kitchen que não se pode deixar passar!




Ingredientes:

2 alho franceses
200 ml de caldo de legumes
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de mostarda à antiga
Azeite
Pimenta

Cortar as folhas verdes dos alhos franceses. Cortar as raízes, se forem demasiado longas. Dar um corte a meio dos alhos franceses, no sentido longitudinal, sem separar as duas partes completamente. Lavar bem, retirando toda a terra que possa haver.

Depois de lavados, dar outro corte no sentido longitudinal, de modo a ter quatro partes (mais uma vez, sem as separar completamente).

Aquecer um fio de azeite numa frigideira anti-aderente suficientemente larga para colocar os alhos franceses sem ter que os dobrar. Fritar de ambos os lados em lume médio, até dourar, manuseando os alhos franceses com cuidado para não se desfazerem.

Adicionar o caldo de legumes e a salsa picada. Baixar o lume, tapar e deixar fervilhar durante 15 minutos.

Retirar os alhos franceses para um prato e reservar, mantendo quente.

Voltar a subir o lume para médio e deixar ferver o molho alguns minutos, para reduzir um pouco. Acrescentar então a mostarda e o sumo de limão, envolvendo bem, e deixar fervilhar mais dois minutos.

Temperar com sal e pimenta (se necessário) e regar os alhos franceses com o molho.

1 comentário:

  1. Não costumo usar alho francês em muita coisa, mas gosto bastante do sabor (e eu digo isto depois de ter «ruminado» um bocadinho em palitos deste por não ter nada para fazer...). Gosto muito do gosto do alho, acho que toda a gente (com mais de 10 anos, talvez) gosta :) talvez me aventure no alho francês enquanto ator principal ;)
    Já agora: criei um blog recentemente e tento com que a maioria das receitas não tenha lactose. Estive a ver este blog e gostei dele, e gostava muito que visitasses o meu :D
    Beijinho :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...